sábado, 23 de fevereiro de 2013

Observatório da Educação


Mal começou o semestre letivo e já houve, de minha parte, um distanciamento deste espaço no qual pretendo compartilhar com vocês experiências ligadas ao cotidiano de um professor face às exigências do mundo acadêmico, tentando compatibilizar dentro dele momentos de informação, saber e arte.
Nesta semana, em especial, diante de tantos compromissos como a organização da III Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, elaboração do projeto de Doutorado em Educação para submeter à Capes, uma notícia boa: a Unesc também foi contemplada com aceite da Proposta feita para o Observatório da Educação (OBEDUC). Para as professoras envolvidas e, particularmente, para mim foi, sem dúvida alguma, muito significativo. Minhas parceiras nesse projeto são as professoras Dra. Ana Cláudia de Souza do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC, e Dra. Cláudia Finger Kratochvil do Programa de Pós-graduação de Estudos Linguísticos da UFF. A proposta, para sua execução, conta com bolsistas em nível de Graduação (6 bolsas para cada IES); Pós-graduação (3 para mestrados e 1, doutorado – para cada IES); Professores da Rede (6 bolsas em cada IES). Enfim, será um grande e importante movimento no entorno das IES quanto à formação de professores.
É bom saber, então, do que se trata o OBEDUC. É um Programa resultante da parceria entre Capes, INEP e Secadi, e tem como objetivo fomentar estudos e pesquisas em educação. O Programa requer que as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras disponibilizem toda a infraestrutura disponível em suas sedes para a implementação dos projetos. Vale ressaltar que visa, principalmente, proporcionar a articulação entre Pós-graduação, Licenciaturas e Escolas de Educação Básica, e, claro, com o firme propósito de estimular a produção acadêmica e a formação de pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado. Eis o logo que identifica o Programa!
É isso! Por enquanto....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pela participação!