sábado, 23 de fevereiro de 2013

Observatório da Educação


Mal começou o semestre letivo e já houve, de minha parte, um distanciamento deste espaço no qual pretendo compartilhar com vocês experiências ligadas ao cotidiano de um professor face às exigências do mundo acadêmico, tentando compatibilizar dentro dele momentos de informação, saber e arte.
Nesta semana, em especial, diante de tantos compromissos como a organização da III Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, elaboração do projeto de Doutorado em Educação para submeter à Capes, uma notícia boa: a Unesc também foi contemplada com aceite da Proposta feita para o Observatório da Educação (OBEDUC). Para as professoras envolvidas e, particularmente, para mim foi, sem dúvida alguma, muito significativo. Minhas parceiras nesse projeto são as professoras Dra. Ana Cláudia de Souza do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC, e Dra. Cláudia Finger Kratochvil do Programa de Pós-graduação de Estudos Linguísticos da UFF. A proposta, para sua execução, conta com bolsistas em nível de Graduação (6 bolsas para cada IES); Pós-graduação (3 para mestrados e 1, doutorado – para cada IES); Professores da Rede (6 bolsas em cada IES). Enfim, será um grande e importante movimento no entorno das IES quanto à formação de professores.
É bom saber, então, do que se trata o OBEDUC. É um Programa resultante da parceria entre Capes, INEP e Secadi, e tem como objetivo fomentar estudos e pesquisas em educação. O Programa requer que as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras disponibilizem toda a infraestrutura disponível em suas sedes para a implementação dos projetos. Vale ressaltar que visa, principalmente, proporcionar a articulação entre Pós-graduação, Licenciaturas e Escolas de Educação Básica, e, claro, com o firme propósito de estimular a produção acadêmica e a formação de pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado. Eis o logo que identifica o Programa!
É isso! Por enquanto....

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Qualificação: Capes abre inscrições para formação de professores

PARFOR? O que é? Trata-se do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e está com as inscrições abertas para o preenchimento de 30.000 vagas. As inscrições seguem até o dia 18 de março.


Segundo, veja.abril.com.br/noticia/educacao, "o programa oferece cursos gratuitos de ensino superior em instituições parceiras da Capes. Há três modalidades possíveis: primeira licenciatura, voltada a professores que não têm formação superior; segunda licenciatura, para docentes que atuam há pelo menos três anos em área distinta da sua formação inicial; e formação pedagógica, voltada a docentes em curso superior, mas que não são licenciados."

O Curso de Letras da Unesc está propondo, junto ao programa, formação para Licenciatura Letras Espanhol, com previsão de início no segundo semestre de 2013. Divulguem e aproveitem!!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Acordo Ortográfico

A Revista Língua de Fevereiro (2013) recentemente publicou a informação de que a Academia Brasileira de Letras (ABL), em função das consultas por causa das mudanças, foi levada a dobrar o número de professores especialistas no serviço "responde ABL". As consultas são, em média, de 14.000 por ano e giram em torno de dúvidas ligadas não só à ortografia, como também de concordância e até quanto à existência de certas palavras. Essa é uma boa dica para os egressos do curso de Letras, pois, além de proporcionar reflexão acerca da estrutura da língua e, consequentemente, gerar conhecimento, proporciona experiência com a linguagem. É por aí....

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Já é hora de começar!

Há algum tempo, tenho pensado em começar a socialização de minhas ideias. Afinal são muitos anos no percurso da docência, e mais do que produção de conhecimento, há uma cidadã querendo compartilhar suas impressões acerca do mundo.